Dicas para Estudar Melhor

.
.
10 truques psicológicos para estudar melhor e de forma mais eficiente
(1)Corte o tempo de estudo em pedaços
(2)Crie uma rotina de estudo
(3)Crie notas-resumos em folhas individuais
(4)Mantenha-se afastado de distrações
(5)Prepare o seu material de estudo
(6)Um tema de estudo em cada sessão (pelo menos)
(7)Fuja da memorização literal
(8)Fuja da memória linear
(9)Pratique constantemente
(10)Explique a lição para outra pessoa

Estudar utilizando imagens e textos é uma ótima forma de crescer intelectualmente, mas essa maneira de estudar tem algumas deficiências óbvias. Um exemplo disso é quando estudamos por obrigação. Nesse caso, além de todo o trabalho para aprender, ainda precisamos gerenciar o tempo e a ansiedade que resultam dessa carga psicológica. Há ainda outros inconvenientes como, por exemplo, o risco de ver como a sua própria saúde se deteriora enquanto você passa muito tempo sentado ou quando você acaba forçando excessivamente os seus olhos ou até mesmo quando tem dificuldades para dormir.

Para estudar bem, conheça melhor alguns truques psicológicos
É muito bom ter uma rotina de estudos, mas será muito melhor se você o fizer de forma eficiente. Comece se poupando de alguns esforços, hábitos e estratégias de estudo que só o levam à fadiga e à frustração. Além disso, estudar pode ocupar muitas horas da semana, do mês ou até mesmo da vida toda, e é por isso que vale a pena se perguntar… Será que eu estou estudando da melhor maneira possível?
Ao ler este artigo você poderá avaliar melhor os seus métodos de estudo, estudar de forma mais eficiente, otimizar o seu tempo e o esforço que você dedica a sua aprendizagem.
Ao seguir essas dicas tenha em mente que estudar melhor não significa ter que estudar por mais tempo. Por isso, algumas dessas dicas não são dirigidas ao estudo em si, mas ao melhor uso do tempo.

Estude melhor em seu dia a dia


1. Corte o tempo de estudo em pedaços
Pesquisas sobre processos de atenção e desempenho mostram que é melhor controlar as horas impondo um limite de tempo mais baixo para cada sessão de estudo. O ideal é fazer com que os tempos dedicados aos estudos não superem 30 minutos. Como mostrado nas pesquisas, é muito mais fácil assimilar as informações em rajadas curtas e repetidas do que de uma só vez em um período longo e tedioso.

O ponto é manter o cérebro a 100% em todos os momentos (para isso, é importante manter o sono em dia, procure dormir bem).

2. Crie uma rotina de estudo
Propor um horário e segui-lo não serve apenas para passar uma imagem de maturidade e organização, isso causa efeitos significativos no seu rendimento. Se você não se organizar para estudar, poderá acabar estendendo os estudos até tarde da noite, quando o sono e o cansaço minarão a sua capacidade de concentração. Além disso, se você tiver uma programação, será muito mais fácil não pular os horários de estudo, isso vai permitir que você dedique a eles o tempo que merecem.

Nesse sentido, o mesmo que funciona para exercícios físicos também funciona para memorizar e assimilar informações. Não deixe para amanhã!

3. Crie notas-resumos em folhas individuais
Não confie demais na técnica de sublinhar textos. Só sublinhar não vai ajudar você a memorizar o texto se este não for revisado várias vezes. Além disso, memorizar as frases com uma linha embaixo significa continuar ancorado à forma que a informação é distribuída no texto original.
Em vez disso, faça esboços e pequenos resumos em pedaços de papel, isso fará com que você reformule a informação que lê, e também torna mais fácil criar combinações de notas que são diferentes do texto, mas que o ajudará a entender melhor o que você leu, porque você poderá juntar ou separar os pedaços de papel como quiser e assimilar a informação na ordem desejada.

4. Mantenha-se afastado de distrações
Pode parecer óbvio, mas nunca é demais lembrar que essas distrações podem tomar as formas mais inesperadas e é bom identificá-las. Na sua lista negra devem estar: o Facebook, o celular e a televisão, mas você pode incluir outros elementos do seu dia a dia. Faça o possível para se isolar de tudo na hora que você for estudar (lembre-se que serão períodos curtos, então não será tão difícil assim).
Faça isso antes de começar, isso o ajudará a não cair em tentação durante o seu estudo.

5. Prepare o seu material de estudo
Antes de qualquer coisa, prepare tudo o que você vai precisar para não ter que se levantar e buscar algo, pois isso o distrairá. Além disso, associar o conjunto de objetos que você usa para estudar ao estudo fará com que você entre na dinâmica de estudar com mais facilidade cada vez que ver esses objetos… Mesmo não sabendo explicar exatamente porque isso acontece!
Preste atenção na organização dos livros e nas ferramentas que você vai usar antes de se sentar para estudar.

6. Um tema de estudo em cada sessão (pelo menos)
Escolha um tema para estudar e estude-o. Se você organizar as informações relacionadas entre si (seja um tema ou uma categoria de qualquer classe) ficará muito mais fácil estudar do que se você tentar estudar com pedaços dispersos e desordenados de informações. Por isso, leia a lição uma vez para criar um mapa mental da localização dos temas no texto e, em seguida, foque em cada um deles.

7. Fuja da memorização literal
Tome posse das informações contidas nos textos, relacione com episódios da sua vida, reformule com suas próprias palavras e use exemplos conhecidos. Dessa forma, você vai atingir uma aprendizagem muito mais precisa, significativa e mais resistente ao tempo, do que se você se basear na memorização de dados que não fazem muito sentido.

8. Fuja da memória linear
Pense especialmente nas semelhanças e diferenças entre os conceitos e as informações que você estudou, talvez os textos pareçam não estar muito conectados, mas podem aparecer em algumas questões nos exames, por exemplo.

9. Pratique constantemente
Se tiver oportunidade, se auto avalie com exames ou testes sobre o assunto que você estuda. Isso o ajudará a detectar falhas, a medir seu progresso e a manter a sua motivação elevada, o que repercutirá positivamente no seu rendimento.

10. Explique a lição para outra pessoa
Este é literal. O fato de explicar em suas próprias palavras o que você aprendeu é possivelmente o conselho mais valioso. Fazer isso trará dois benefícios principais: Por um lado, reformular a lição é uma maneira de repassar mentalmente o que você estudou, assim o tempo que você gasta nisso vai servir para assimilar melhor o que havia estudado antes.
Por outro lado, serve para você se auto avaliar, detectar pontos que você acreditava ter aprendido, e oferece uma imagem bastante precisa do seu progresso.



15 Técnicas de Como estudar melhor 
15 Técnicas Comprovadas Pela Psicologia

como estudar melhor
Como estudar melhor – 15 técnicas matadoras comprovadas pela psicologia e que lhe trarão resultados incríveis


Para saber como estudar melhor é necessário entender como funciona sua atenção e quais distrações podem mais te afetar. Desta forma você começará a perceber quais aspectos mais te afetam durante o rendimento de seus estudos. A psicoterapeuta Nazareth Ribeiro afirma que organização é o aspecto mais fundamental na hora dos estudos, e ainda destaca três pontos: planejamento,disciplina e prioridade. Neste outro artigo dou mais dicas neste sentido.

Para saber como aplicar o seu planejamento de estudos, ter disciplina e definir suas prioridades durante os estudos confira as 15 técnicas matadoras comprovadas pela psicologia. Saiba agora mesmo como melhorar sua concentração e estudos.


A técnica do Pomodoro (do italiano Pomodori, que significa tomate), foi criada pelo italiano Francesco Cirillo, no final dos anos 80. A técnica auxilia no gerenciamento do tempo ao nosso favor. Consiste em escolher uma atividade, como por exemplo estudar, seguindo os passos:

Dividir o tempo para atividade em questão em espaços de 25 minutos. Ao final de cada espaço de tempo faça uma pausa de 5 minutos e retorne para mais um espaço de tempo de 25 minutos, assim por diante, durante três pausas. Na quarta pausa faça de 15 a 25 minutos de descanso.

A técnica do Pomodoro consiste em dividir uma tarefa grande, como estudar mais de uma hora, em espaços mais curtos de tempo. Tornando a atividade menos maçante e mais fluída.

Elabore perguntas para si mesmo

Essa técnica se aplica bem ao estudante que já está familiarizado com o conteúdo. Consiste em desenvolver questões sobe a própria matéria estudada e respondê-las, o que pode ser feito por escrito. A técnica faz com que se adicione novos conhecimentos e informações ao que já havia sido aprendido, além de ajudar na fixação do conteúdo na memória.

Conte uma história a si mesmo
cem-250x250-0Uma história tem impacto positivo em nossa memória e concentração, auxiliando a reativar a memorização e manter o foco. A dica é elaborar histórias sobre o conteúdo aprendido, que expliquem a matéria de forma de sua compreensão se torne mais simples e fácil de se lembrar.



Prática distribuída
Essa prática consiste em se programar com um verdadeiro cronograma de estudos, ao invés de deixar sempre para as vésperas. Estudos de psicologia já indicaram que estudar uma matéria de forma dividida em pequenos períodos é muito mais relevante do que se dedicar horas e horas a fio na mesma matéria. Uma mente descansada e o equilíbrio durante os estudos garantem melhor memorização e concentração.



Intercalar diferentes estudos
Não fique apenas estudando uma matéria o dia todo. Isso irá atrapalhar o seu rendimento. Pesquisas já indicam que o mais a forma mais eficiente de se estudar é justamente através da rotatividade entre as matérias a serem estudadas. Além de evitar que o assunto sobre uma matéria se sature, vai lhe poupar mais tempo.



Faça simulados e testes práticos
Os simulados e provas não servem apenas para avaliar sua aprendizagem. Eles também melhoram seu desempenho nos estudos e te fazem aprender mais!

Portanto de mês em mês, no mínimo, inclua o hábito de realizar simulados (caso esteja estudando para um vestibular ou concurso) ou provas-teste.



Aplique o Método Socrático
Sócrates foi um filósofo que se destacou por sempre indagar e levar as pessoas ao questionamento sobre os mais diversos assuntos. Este método pode ser aplicado aos seus estudos! Debata e converse mais com seus amigos sobre os temas estudados. Física quântica, história da arte e biologia… Qualquer matéria pode se tornar um assunto interessante. O debate em grupo ajuda na formulação de ideias sobre o conteúdo.



Não tente evitar os erros (exageradamente)
Quem nunca ouviu aquela expressão: “É errando que se aprende”? e na realidade errar pode te fazer literalmente aprender. Pesquisas já mostraram que errar é uma das melhores formas de se absorver novos conteúdos e compreender o conteúdo. Portanto não tenha medo de tirar suas dúvidas com um professor, ou de se arriscar nos simulados e testes.



Estude em grupos com frequência
Estudar em grupos é uma estratégia que traz benefícios para seu rendimento, como compartilhar conhecimentos. Além disso a troca de informações entre os estudantes aumenta a absorção de conteúdo.

cem-728x90-1



Durma bem!
Dormir é um descanso essencial para a saúde física e mental. A privação de sono pode acarretar problemas de concentração, problemas de memória e raciocínio lento. Priorize dormir ao mínimo 8h por noite, sem interrupções.



Rabisque!
Pode parecer um hábito irrelevante nos estudos, porém psicólogos afirmam o contrário. O psicoterapeuta Simon M. Laha explica que os rabiscos durante as aulas e leituras podem te ajudam a memorizar 30% a mais, em comparação às pessoas que não rabiscam.



Aprenda ensinando
Ensinar seus amigos em grupos de estudo pode te ajudar com seu rendimento e compreensão da matéria. Enquanto ensinamos também revemos os conteúdos e memorizamos melhor aquilo que é necessário.



Faça resumos
Além de manter a organização de seu ambiente de estudos, invista numa verdadeira decoração que irá lhe auxiliar em seus estudos! Isso pode ser feito através de colagens criativas de fórmulas e conceitos, mapas e ilustrações. Use a criatividade a favor de seu aprendizado.



Decore seu “canto dos estudos”
Invista na decoração de seu canto dos estudos através de colagens de fórmulas e conceitos a serem estudados. O contato diário com a visualização das fórmulas, ilustrações e conceitos de estudo irão te auxiliar na memorização. Portanto solte sua criatividade!



Beba algo doce!
Isso mesmo! Da mesma forma que um sono de qualidade e uma alimentação balanceada auxiliam para melhorar seus estudos e concentração, a glicose é fundamental nesse processo de absorção de informação pelo cérebro e na melhora da concentração. Antes de provas, vestibulares e testes procure beber um suco, chá ou café aproximadamente com 30 minutos de antecedência. Você com certeza vai notar a diferença.



Alcance seu objetivo com técnicas de estudo

Os estudantes, concurseiros e vestibulandos podem aumentar o rendimento nos estudos de diversas formas. Através de debates, escrevendo, praticando, ensinando outras pessoas, ouvindo e até mesmo mudando pequenos hábitos do dia-a-dia que fazem toda diferença! Não deixe de aplicar essas técnicas comprovadas pela psicologia, para melhorar seus estudos. Comece a colocar em prática agora mesmo as mudanças em sua rotina de estudos que vão lhe auxiliar a realizar seu sonho e alcançar resultados incríveis!