Theodor Hermann Meynert

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Theodor Hermann Meynert
Theodor Hermann Meynert foi um psiquiatra austríaco nascido na cidade de Dresden a 15 de Junho de 1833 e falecido em Klosterneuburg (Áustria) a 31 de Maio de 1891). Foi professor em Viena a partir de 1870.
Em 1861 foi titulado doutor, e em 1875 se tornou diretor da clínica psiquiatrica associada a Universidade de Viena. Um de seus melhores e mais famosos alunos foi Sigmund Freud, que em 1883 trabalhou na clínica psiquiatrica de Meynert. Meynert se distanciou de Freud por não aceitar suas práticas nos estudos da histeria, como a técnica da hipnose. Meynert também ridicularizava a ideia de Freud acerca da histeria em homens. Outros alunos famosos de Meynert foram o neuropsiquiatra russo Sergei Korsakoff (1854-1900), o neuropatologista alemão Carl Wernicke (1848-1905) e o neuroanatomista suiço Auguste-Henri Forel(1848–1931). Meynert também foi a maior influência na carreira do neuropatologista alemão Paul Flechsig (1847-1929).
Meynert iniciou o estudo sistemático da estrutura cerebral. Os seus estudos estavam concentrados em anatomia, patologia e histologia cerebral, incluindo o mapeamento topográfico de intricadas redes neuronais. Por ter feito muitas contribuições envolvendo o estudo das estruturas celulares cerebrais é muitas vezes considerado o fundador da citologia cerebral. Meynert pretendia estabelecer a psiquiatria como uma ciência exata com base na anatomia.
Ícone de esboçoEste artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


https://pt.wikipedia.org/wiki/Theodor_Hermann_Meynert